8 found
Order:
  1.  6
    A dimensão literária do diagnóstico do presente em Foucault.Daniel Verginelli Galantin - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):71-100.
    Resumo Neste artigo, propõe-se uma investigação sobre a definição foucaultiana do papel da filosofia enquanto a construção de um diagnóstico do presente. Sustenta-se que o pensamento de Foucault em torno à figura do diagnóstico incorpora algumas de suas considerações sobre a linguagem e literatura modernas. Destaca-se essa apropriação notadamente a partir dos temas do apagamento do rosto, a relação entre linguagem e morte, e seu artigo sobre Georges Bataille. Para sustentar essa hipótese de leitura, elenca-se uma série de encadeamentos e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  15
    A presença de Georges Bataille no pensamento de Michel Foucault: entre o ser da linguagem, insurreição e atitude crítica.Daniel Verginelli Galantin - 2017 - Doispontos 14 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3.  3
    Foucault e Blanchot: um diálogo possível a partir da ausência de obra e do esquecimento.Daniel Verginelli Galantin - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):13-36.
    Após uma análise do final de História da loucura, propomos uma leitura do artigo de Blanchot sobre este livro com o objetivo de explorar um diálogo possível entre ambos os autores. Defendemos que o tema de fundo deste diálogo é a relação entre pensamento e esquecimento. A questão que guia este diálogo concerne à possibilidade da construção de um pensamento que caminharia em direção a um tipo de esquecimento ativo e não de uma falta da memória. Defendemos a hipótese de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  10
    A dimensão literária da genealogia em Foucault.Daniel Verginelli Galantin - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (143):297-317.
    RESUMO Neste artigo propomos estabelecer uma comparação entre escritos de Foucault sobre a literatura, notadamente seu livro “Raymond Roussel”, e textos que se consagraram pela fortuna crítica enquanto fundadores da genealogia, especificamente “Nietzsche, a genealogia e a história”. Organizamos essa comparação em torno da repetição do uso de duas figuras: i) a proliferação de máscaras enquanto processo de desidentificação e ii) uma experiência da finitude com viés não fundacional. Sustentamos que a recorrência da multiplicação das máscaras para apagar o rosto, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  31
    Articulações entre verdade e subjectividade nos últimos estudos de Michel Foucaul: sobre a separação entre verdade e espiritualidade.Daniel Verginelli Galantin - 2012 - Synesis 4 (1):1-23.
    Neste artigo procuramos apresentar algumas características concernentes à vinculação entre verdade e subjetividade nos estudos de Michel Foucault realizados durante a década de 1980. Para isso iniciamos com uma breve introdução onde apresentamos o novo eixo das pesquisas de nosso autor, as técnicas de si. Em seguida nos concentramos em algumas aulas do curso Hermenêutica do Sujeito onde Foucault aponta para uma separação entre filosofia e espiritualidade no decorrer da história da filosofia, separação que tem como marco emergência da teologia. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Biopolitics and (in)security in Foucault: elements for a diagnosis of the management of the COVID-19 pandemic in Brazil.Daniel Verginelli Galantin & Thiago Fortes Ribas - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (61).
    Faced with the criticism of the biopolitical control exercised in the COVID-19 pandemic, we defend the importance of a re-examination of the foucauldian reflections so that the critical diagnoses of the present is accompanied by a careful analysis of the fields of force and knowledges in which such controls occur. Bearing in mind the correlation between security mechanisms and the management of insecurities, we argue that in the management of the pandemic by the brazilian executive government, the excesses of power (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Resenha: A dignidade da luta política: incursões pela filosofia de Michel Foucault. Caxias do Sul: EDUCS, 2020.Daniel Verginelli Galantin - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    Verdade-acontecimento e alteração no pensamento de Michel Foucault.Daniel Verginelli Galantin - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (52).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark